HR Projetos e Consultoria


GESTÃO NR 12

As empresas devem ser capazes de enfrentar continuamente os desafios da segurança e saúde no trabalho e transformar respostas efetivas em partes permanentes de estratégias de gestão dinâmica.
A implementação de um Sistema de Gestão de NR12, dará apoio a esse esforço, constituindo um instrumento poderoso para o desenvolvimento de uma cultura de segurança sustentável dentro e fora das empresas.
Esta gestão reforça o papel da participação das mais diversas áreas da empresa e de seus trabalhadores de forma efetiva, na busca da redução de fatores de risco.
Sendo o objetivo principal a contribuição para proteger os trabalhadores contra fatores de risco e mitigando ou até mesmo em certos casos, eliminando os acidentes relacionados ao trabalho.

Planejamento e Implementação

Os trabalhos seguem uma sequência lógica de etapas e devem ser acompanhadas por profissionais da segurança e/ou da manutenção e se, quando necessário deverá haver o envolvimento de outras áreas específicas.

Inventário de Máquinas/ Equipamentos

O Inventário é o levantamento de todas as máquinas/ equipamentos que constam na planta da empresa. Sendo a primeira etapa para a gestão de NR12, pois a partir da identificação é possível realizar todas as outras atividades exigidas pela norma. O Inventário serve de guia tanto para as adequações e também para as auditorias internas e externas e suas fiscalizações pelos órgãos oficiais, onde deverá constar as informações mínimas como: local  tipo; tag; sistemas de segurança; capacidade; foto e planta baixa.

Diagnóstico da NR12 por Máquinas/ Equipamentos

O estudo e avaliação individual da situação da máquina/equipamento aos requisitos mínimos exigíveis ao atendimento da NR12 nos quesitos de: arranjo físico; instalações e dispositivos elétricos; dispositivos de partida e parada; sistemas de segurança; dispositivos de emergência; meios de acesso permanentes; componentes pressurizados; transportadores de materiais; aspectos ergonômicos; riscos adicionais; manutenção; sinalização; manuais; procedimentos de trabalho e segurança; e, capacitação. E a recomendação para adequação em cada falha encontrada ao atendimento à NR12.

Análise de Risco ABNT NBR 14153

Como principal objetivo determinar a categoria (1, 2, 3 ou 4) dos dispositivos de segurança necessários para garantir a integridade física dos profissionais que interagem com as máquinas.

Análise de Risco do Método HRN (Hazard Rating Number)

Método de quantificação e graduação do risco atual, que apresenta como parâmetro: probabilidade de ocorrência (PO); frequência de exposição ao risco (FE); grau de severidade da lesão (GSL); e, número de pessoas exposta ao risco (NP).


NOVAS PUBLICAÇÕES PARA O DIA 10/03/2016